sábado, 22 de fevereiro de 2014

13a. Lição; Currículo: Educação Religiosa

DISCIPLINA EDUCAÇÃO RELIGIOSA
O Ensino Religioso, valorizando o pluralismo e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que determinam subjacentemente, o processo histórico da humanidade. Por isso necessita:
- Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do educando;
- Subsidiar o educando na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informada;
- Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
- Facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas;
- Refletir o sentido da atitude moral, como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
- Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.
CONTEÚDOS
* Idéia do Transcendente
- Os significados do Transcendente na vida
- A construção da idéia do Transcendente no tempo e no espaço.
* Função política das ideologias religiosas
- A construção da verdade dos discursos religiosos.
- O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vista de objetivos religiosos.
- As práticas religiosas e os mistérios.
* Revelação
- As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente
- A autoridade do discurso religioso fundamentada na experiência mística do seu emissor.
* Evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas
- A evolução da estrutura religiosa das tradições religiosas no decorrer dos tempos.
- A sistematização da idéia do Transcendente pelas Tradições Religiosas
- A estruturação do mundo pessoal a partir da experiência do Transcendente e da tradição religiosa
* Contexto cultural dos textos sagrados orais e escritos.
- A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço, pelas Tradições Religiosas.
* Espiritualidade
- A experiência religiosa, elemento vital para o fiel
- A vivência com o mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e tradições.
- Auto-conhecimento na vivência do relacionamento com o Transcendente.
* Valores
- As exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da tradição religiosa.
- Orientações de vida nas normas, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
* Determinações da Tradição Religiosa sobre a pessoa
- Determinação da tradição religiosa na construção mental da pessoa.
* Limite
- O limite e a busca do transmite.
- A experiência religiosa na busca de superação da finitude humana
- A fundamentação dos limites éticos estabelecidos pelas tradições religiosas.
* Verdades da fé
- A verdade nas Tradições Religiosas sob a ótica da fé.
- A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das tradições religiosas.
* Vida além da morte
- As respostas elaboradas para a vida além da morte pelas tradições religiosas (ressurreição – reencarnação – ancestralidade – nada)
- O sentido da vida perpassada pelo sentido da vida além-morte.

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