sábado, 22 de fevereiro de 2014

15a. Lição: Atribuições do Coordenador da Educação de Jovens e Adultos

- Consciencializar sobre sua atuação pedagógica.
- Participar de reuniões, seminários, capacitações e programas de Formação Continuada.
- Desenvolver ações que sustentam o trabalho em equipe e que contribua para uma educação de qualidade.
- Atuar junto à direção da escola coordenando a implementação da política pedagógica da Educação de Jovens e Adultos.
- Sugerir e aconselhar a adoção de melhores práticas na área técnica e pedagógica.
- Ter criticidade para mediar os projetos e o currículo voltado para realidade do aluno.
- Recorrer à equipe de coordenação da EJA/SEMECT a fim de solucionar eventuais problemas que venham prejudicar o bom desempenho do trabalho educacional.
- Identificar as necessidades dos alunos e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade.
- Ter percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos professores, mantendo sempre atualizados, buscando fontes de informação e refletindo sobre sua prática.
- Ser responsável, criativo, dinâmico, inovador e ter habilidade para resolver problemas e tomar decisões.
- Orientar e acompanhar a execução do plano de curso, projetos, plano de aula e avaliações.
- Zelar pelo cumprimento do horário de aula e calendário escolar.
- Acompanhar os registros dos diários de classe obedecendo o calendário previsto e as alterações com relação aos feriados e recessos.
- Planejar juntamente com o professor e diretor a entrega dos boletins, realizando as intervenções que se fizerem necessárias.
- Desenvolver um trabalho de acompanhamento, pesquisa e intervenção junto aos professores e toda equipe da escola, visando impedir a evasão dos alunos da EJA.
- Ter compreensão da natureza, organização e funcionamento da Educação de Jovens e Adultos.
- Conhecer a Legislação Educacional vigente.
- Ser conhecedor dos fundamentos e teorias do processo ensino e aprendizagem para Jovens, Adultos e Idosos.
- Comunicar-se com clareza, saber ouvir e socializar informações.
- Estimular os alunos a estudarem.
- Motivar a participação de todos os segmentos da escola nos projetos desenvolvidos.
- Ter domínio ao elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica’.
- Participar da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico enfatizando a EJA.
- Trabalhar os dados estatísticos dos resultados de desempenho do aluno visando à melhoria do processo ensino aprendizagem.
- Estimular a participação dos professores, auxiliares de secretaria, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e vigias em seminários, capacitações e programas de Formação Continuada.
- Promover na Escola a Formação Continuada dos professores.
- Manter-se atualizado quanto às novas metodologias e tecnologias educacionais.
- Comunicar aos órgãos e setores competentes depois de esgotados todos os recursos os casos de maus tratos a alunos.
- Ser o elo entre o corpo docente e a direção da escola.
- Dominar os multimeios de ensino.
- Ler muito, não só sobre conteúdos específicos, mas também livros de literatura, jornais e revistas.
- Ser um apreciador das diferentes manifestações culturais.
- Guardar sigilo no desempenho de suas atividades, quando o assunto exigir.
- Adotar, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações.
- Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e aplicando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.
- Perceber e respeitar diferentes pontos de vista nas situações de convívio.
- Usar o diálogo como instrumento de comunicação na produção coletiva de idéias e na busca de solução de problemas.
- Participar, auxiliar e subsidiar o Diretor da Escola (que preside a Reunião) na preparação e encaminhamento da reunião do Conselho de Classe realizando amplo debate sobre o processo pedagógico, o ensino ministrado, a aprendizagem, a avaliação e a recuperação paralela. Preparando: pauta, fichas individuais do aluno, legislação, documentos e registros de notas e faltas (desempenho acadêmico), diários de classe, registros da recuperação paralela e continua e outros documentos que se fizerem necessários.

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