sábado, 22 de fevereiro de 2014

17o. Lição: Anexos

EIXOS COGNITIVOS
I - Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III - Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
COMPETÊNCIAS (F) E HABILIDADES (H) DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
F1 - Compreender a ciência como atividade humana, histórica, associada a aspectos de ordem social, econômica, política e cultural.
H1 - Identificar e descrever diferentes representações dos fenômenos naturais a partir da leitura de imagens ou textos.
H2 - Relacionar diferentes explicações propostas para um mesmo fenômeno natural, na perspectiva histórica do conhecimento científico.
H3 - Associar determinadas transformações culturais em função do desenvolvimento científico e tecnológico.
H4 - Selecionar argumentos científico-tecnológicos que pretendam explicar fenômenos sociais, econômicos e ambientais do passado e do presente.
H5 - Identificar propostas solidárias de intervenção voltadas à superação de problemas sociais, econômicos ou ambientais.
F2 - Compreender conhecimentos científicos e tecnológicos como meios para suprir necessidades humanas, identificando riscos e benefícios de suas aplicações.
H6 - Observar e identificar, em representações variadas, fontes e transformações de energia que ocorrem em processos naturais e tecnológicos.
H7 - Identificar processos e substâncias utilizados na produção e conservação dos alimentos, e noutros produtos de uso comum, avaliando riscos e benefícios dessa utilização para a saúde pessoal.
H8 - Associar a solução de problemas da comunicação, transporte, saúde (como epidemias) ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico.
H9 - Reconhecer argumentos pró ou contra o uso de determinadas tecnologias para solução de necessidades humanas, relacionadas à saúde, moradia, transporte, agricultura, etc.
H10 – Selecionar, dentre as diferentes formas de se obter um mesmo recurso material ou energético, as mais adequadas ou viáveis para suprir as necessidades de determinada região.
F3 - Compreender a natureza como um sistema dinâmico e o ser humano, em sociedade, como um de seus agentes de transformações.
H11 – Descrever e comparar diferentes seres vivos que habitam diferentes ambientes, segundo suas características ecológicas.
H12 – Identificar, em situações reais, perturbações ambientais ou medidas de recuperação.
H13 - Relacionar transferência de energia e ciclo de matéria a diferentes processos (alimentação, fotossíntese, respiração e decomposição).
H14 - Relacionar, no espaço ou no tempo, mudanças na qualidade do solo, da água ou do ar às intervenções humanas.
H15 – Propor alternativas de produção que minimizem os danos ao ambiente provocados por atividades industriais ou agrícolas.
F4 - Compreender a saúde como bem pessoal e ambiental que deve ser promovido por meio de diferentes agentes, de forma individual e coletiva.
H16 - Identificar e interpretar a variação dos indicadores de saúde e de desenvolvimento humano, a partir de dados apresentados em gráficos, tabelas ou textos discursivos.
H17 - Associar a qualidade de vida, em diferentes faixas etárias e em diferentes regiões, a fatores sociais e ambientais que contribuam para isso.
H18 - Relacionar a incidência de doenças ocupacionais, degenerativas e infectocontagiosas a condições que favorecem a sua ocorrência.
H19 - Comparar argumentos sobre problemas de saúde do trabalhador decorrentes de suas condições de trabalho.
H20 - Comparar e selecionar alternativas de condições de trabalho e/ou normas de segurança em diferentes contextos, valorizando o conhecimento científico e o bem estar físico e mental de si próprio e daqueles com quem convive.
F5 - Compreender o próprio corpo e a sexualidade como elementos de realização humana, valorizando e desenvolvendo a formação de hábitos de auto-cuidado, de auto-estima e de respeito ao outro.
H21 - Representar (localizar, nomear, descrever) órgãos ou sistemas do corpo humano, identificando hábitos de manutenção da saúde, funções, disfunções ou doenças a eles relacionadas.
H22 - Associar sintomas de doenças a suas possíveis causas ou a resultados de testes diagnósticos simples, prevenindo-se contra a automedicação e valorizando o tratamento médico adequado.
H23 - Relacionar saúde com hábitos alimentares, atividade física e uso de medicamentos e outras drogas, considerando diferentes momentos do ciclo de vida humano.
H24 - Analisar o funcionamento de métodos anticoncepcionais e reconhecer a importância de alguns deles na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, considerando diferentes momentos do desenvolvimento sexual e psíquico do ser humano.
H25 - Selecionar e justificar propostas em prol da saúde física ou mental dos indivíduos ou da coletividade, em diferentes condições etárias, culturais ou sócio-ambientais.
F6 - Aplicar conhecimentos e tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para a vida.
H26 - Associar procedimentos, precauções ou outras informações expressas em rótulos, bulas ou manuais de produtos de uso cotidiano a características de substâncias que os constituem.
H27 - Examinar a possível equivalência da composição de produtos de uso cotidiano (limpeza doméstica, higiene pessoal, alimentos, medicamentos ou outros).
H28 - Comparar, entre diversos bens de consumo, o mais adequado a determinada finalidade, baseando-se em propriedades das substâncias (e/ou misturas) que os constituem, ou outras características relevantes.
H29 - Selecionar testes de controle ou outros parâmetros de qualidade de produtos,
conforme determinados argumentos ou explicações, tendo em vista a defesa do consumidor.
H30 - Diagnosticar situações do cotidiano em que ocorrem desperdícios de energia ou matéria, e propor formas de minimizá-las.
F7 - Diagnosticar problemas, formular questões e propor soluções a partir de conhecimentos das ciências naturais em diferentes contextos.
H31 - Reconhecer na linguagem corrente informações científicas apresentadas em diferentes linguagens (matemática, artística ou científica) a respeito de processos naturais ou induzidos pela atividade humana.
H32 - Relacionar comportamento de variáveis à explicação de determinado fenômeno natural, a partir de uma situação concreta expressa em linguagem matemática ou outra.
H33 - Combinar leituras, observações, experimentações e outros procedimentos para diagnosticar e enfrentar um dado problema.
H34 - Analisar o uso de procedimentos, de equipamentos ou dos resultados por eles obtidos, para uma dada finalidade prática ou a investigação de fenômenos.
H35 - Comparar procedimentos propostos para o enfrentamento de um problema real, decidindo os que melhor atendem ao interesse coletivo, utilizando informações científicas.
F8 - Compreender o Sistema Solar em sua configuração cósmica e a Terra em sua constituição geológica e planetária.
H36 - Reconhecer e/ou empregar linguagem científica (nomes, gráficos, símbolos e representações) relativa à Terra e ao sistema solar.
H37 - Relacionar diferentes fenômenos cíclicos como: dia-noite, estações do ano, climas e eclipses aos movimentos da Terra e da Lua.
H38 - Fazer previsões sobre marés, eclipses ou fases da Lua a partir de uma dada configuração das posições relativas da Terra, Sol e Lua ou outras informações dadas.
H39 - Analisar argumentos que refutam ou aceitam conclusões apresentadas sobre características do planeta Terra.
H40 - Estabelecer relações entre informações para explicar transformações naturais ou induzidas pelas atividades humanas como maremotos, vulcões, enchentes, desertificação, etc.
F9 - Reconhecer na natureza e avaliar a disponibilidade de recursos materiais e energéticos e os processos para sua obtenção e utilização.
H41 - Identificar finalidades, riscos e benefícios dos processos de obtenção de recursos materiais e energéticos, apresentados em gráficos, figuras, tabelas ou textos.
H42 - Relacionar diferentes recursos naturais - seres vivos, materiais ou energia - a bens de consumo utilizados no cotidiano.
H43 - Investigar o significado e a importância da água e de seu ciclo em relação a condições sócio-ambientais.
H44 - Comparar, entre os vários processos de fracionamento de misturas existentes na natureza, os mais adequados para se obter os produtos desejados.
H45 - Analisar propostas para o uso de materiais e recursos energéticos, tendo em vista o desenvolvimento sustentável, considerando-se as características e disponibilidades regionais (de subsolo, vegetação, rios, ventos, oceanos, etc.)
COMPETÊNCIAS (F) E HABILIDADES (H) DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
M1 - Compreender a Matemática como construção humana, relacionando o seu desenvolvimento com a transformação da sociedade.
H1 - Identificar e interpretar, a partir da leitura de textos apropriados, diferentes registros do conhecimento matemático ao longo do tempo.
H2 - Reconhecer a contribuição da Matemática na compreensão e análise de fenômenos naturais, e da produção tecnológica, ao longo da história.
H3 - Identificar o recurso matemático utilizado pelo homem, ao longo da história, para enfrentar e resolver problemas.
H4 - Identificar a Matemática como importante recurso para a construção de argumentação.
H5 - Reconhecer, pela leitura de textos apropriados, a importância da Matemática na elaboração de proposta de intervenção solidária na realidade.
M2 - Ampliar formas de raciocínio e processos mentais por meio de indução, dedução, analogia e estimativa, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
H6 - Identificar e interpretar conceitos e procedimentos matemáticos expressos em diferentes formas.
H7 - Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para explicar fenômenos ou fatos do cotidiano.
H8 - Utilizar conceitos e procedimentos matemáticos para construir formas de raciocínio que permitam aplicar estratégias para a resolução de problemas.
H9 - Identificar e utilizar conceitos e procedimentos matemáticos na construção de argumentação consistente.
H10 - Reconhecer a adequação da proposta de ação solidária, utilizando conceitos e procedimentos matemáticos.
M3 - Construir significados e ampliar os já existentes para os números naturais, inteiros e racionais.
H11 - Identificar, interpretar e representar os números naturais, inteiros e racionais.
H12 - Construir e aplicar conceitos de números naturais, inteiros e racionais, para explicar fenômenos de qualquer natureza.
H13 - Interpretar informações e operar com números naturais, inteiros e racionais, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
H14 - Utilizar os números naturais, inteiros e racionais, na construção de argumentos sobre afirmações quantitativas de qualquer natureza.
H15 - Recorrer à compreensão numérica para avaliar propostas de intervenção frente a problemas da realidade.
M4 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade, e agir sobre ela.
H16 - Identificar e interpretar fenômenos de qualquer natureza expressos em linguagem geométrica.
H17 - Construir e identificar conceitos geométricos no contexto da atividade cotidiana.
H18 - Interpretar informações e aplicar estratégias geométricas na solução de problemas do cotidiano.
H19 - Utilizar conceitos geométricos na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
H20 - Recorrer a conceitos geométricos para avaliar propostas de intervenção sobre problemas do cotidiano.
M5 - Construir e ampliar noções de grandezas e medidas para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H21 - Identificar e interpretar registros, utilizando a notação convencional de medidas.
H22 - Estabelecer relações adequadas entre os diversos sistemas de medida e a representação de fenômenos naturais e do cotidiano.
H23 - Selecionar, compatibilizar e operar informações métricas de diferentes sistemas ou unidades de medida na resolução de problemas do cotidiano.
H24 - Selecionar e relacionar informações referentes a estimativas ou outras formas de mensuração de fenômenos de natureza qualquer, com a construção de argumentação que possibilitem sua compreensão.
H25 - Reconhecer propostas adequadas de ação sobre a realidade, utilizando medidas e estimativas.
M6 - Construir e ampliar noções de variação de grandeza para a compreensão da realidade e a solução de problemas do cotidiano.
H26 - Identificar grandezas direta e inversamente proporcionais, e interpretar a notação usual de porcentagem.
H27 - Identificar e avaliar a variação de grandezas para explicar fenômenos naturais, processos socioeconômicos e da produção tecnológica.
H28 - Resolver problemas envolvendo grandezas direta e inversamente proporcionais e porcentagem.
H29 - Identificar e interpretar variações percentuais de variável socioeconômica ou
técnico-científica como importante recurso para a construção de argumentação consistente.
H30 - Recorrer a cálculos com porcentagem e relações entre grandezas proporcionais para avaliar a adequação de propostas de intervenção na realidade
M7 - Construir e utilizar conceitos algébricos para modelar e resolver problemas.
H31 - Identificar, interpretar e utilizar a linguagem algébrica como uma generalização de conceitos aritméticos.
H32 - Caracterizar fenômenos naturais e processos da produção tecnológica, utilizando expressões algébricas e equações de 1° e 2° graus.
H33 - Utilizar expressões algébricas e equações de 1° e 2° graus para modelar e resolver problemas.
H34 - Analisar o comportamento de variável, utilizando ferramentas algébricas como importante recurso para a construção de argumentação consistente.
H35 - Avaliar, com auxílio de ferramentas algébricas, a adequação de propostas de intervenção na realidade.
M8 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
H36 - Reconhecer e interpretar as informações de natureza científica ou social expressas em gráficos ou tabelas.
H37 - Identificar ou inferir aspectos relacionados a fenômenos de natureza científica ou social, a partir de informações expressas em gráficos ou tabelas.
H38 - Selecionar e interpretar informações expressas em gráficos ou tabelas para a resolução de problemas.
H39 - Analisar o comportamento de variável expresso em gráficos ou tabelas, como importante recurso para a construção de argumentação consistente.
H40 - Avaliar, com auxílio de dados apresentados em gráficos ou tabelas, a adequação de propostas de intervenção na realidade.
M9 - Compreender conceitos, estratégias e situações matemáticas numéricas para aplicá-los a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e da atividade cotidiana.
H41 - Identificar e interpretar estratégias e situações matemáticas numéricas aplicadas em contextos diversos da ciência e da tecnologia.
H42 - Construir e identificar conceitos matemáticos numéricos na interpretação de fenômenos em contextos diversos da ciência e da tecnologia.
H43 - Interpretar informações e aplicar estratégias matemáticas numéricas na solução de problemas em contextos diversos da ciência e da tecnologia.
H44 - Utilizar conceitos e estratégias matemáticas numéricas na seleção de argumentos propostos como solução de problemas, em contextos diversos da ciência e da tecnologia.
H45 - Recorrer a conceitos matemáticos numéricos para avaliar propostas de intervenção sobre problemas de natureza científica e tecnológica.
COMPETÊNCIAS (F) E HABILIDADES (H) DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO
FUNDAMENTAL
F1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência crítica sobre os usos que se fazem delas.
H1 - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação.
H2 - Distinguir os diferentes recursos das linguagens, utilizados em diferentes sistemas de comunicação e informação.
H3 - Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e informação para resolver problemas sociais e do mundo do trabalho.
H4 - Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação e informação, considerando sua função social.
H5 - Posicionar-se criticamente sobre os usos sociais que se fazem das linguagens e dos sistemas de comunicação e informação.
F2 - Construir um conhecimento sobre a organização do texto em LEM e aplicá-lo em diferentes situações de comunicação, tendo por base os conhecimentos de língua materna.
H6 - Inferir a função de um texto em LEM pela interpretação de elementos da sua organização.
H7 - Identificar recursos verbais e não-verbais na organização de um texto em LEM.
H8 - Atribuir um sentido previsível a um texto em LEM presente em situação da vida social e do mundo do trabalho.
H9 - Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões de outras línguas no Brasil.
H10 - Reconhecer os valores culturais representados em outras línguas e suas relações com a língua materna.
F3 - Compreender a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nas diversas culturas, conhecendo e respeitando o patrimônio cultural, com base na identificação de padrões estéticos e cinestésicos de diferentes grupos socioculturais.
H11 - Identificar em manifestações culturais elementos históricos e sociais.
H12 - Identificar as mudanças/permanências de padrões estéticos e/ou cinestésicos em diferentes contextos históricos e sociais.
H13 - Comparar manifestações estéticas e/ou cinestésicas em diferentes contextos.
H14 - Analisar, nas diferentes manifestações culturais, os fatores de construção de identidade e de estabelecimento de diferenças sociais e históricas.
H15 - Posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expressos nas manifestações culturais: padrões de beleza, caracterizações estereotipadas e preconceitos
F4 - Compreender as relações entre arte e a leitura da realidade, por meio da reflexão e investigação do processo artístico e do reconhecimento dos materiais e procedimentos usados no contexto cultural de produção da arte.
H16 - Identificar produtos e procedimentos artísticos expressos em várias linguagens.
H17 - Reconhecer diferentes padrões artísticos, associando-os ao seu contexto de produção.
H18 - Utilizar os conhecimentos sobre a relação entre arte e realidade, para atribuir um sentido para uma obra artística.
H19 - Relacionar os sentidos de uma obra artística a possíveis leituras dessa obra, em diferentes épocas.
H20 - Reconhecer a obra de arte como fator de promoção dos direitos e valores humanos.
F5 - Compreender as relações entre o texto literário e o contexto histórico, social, político e cultural, valorizando a literatura como patrimônio nacional.
H21 - Identificar categorias pertinentes para a análise e interpretação do texto literário.
H22 - Reconhecer os procedimentos de construção do texto literário.
H23 - Utilizar os conhecimentos sobre a construção do texto literário para atribuir-lhe um sentido.
H24 - Identificar em um texto literário as relações entre tema, estilo e contexto histórico de produção.
H25 - Reconhecer a importância do patrimônio literário para a preservação da memória e da identidade nacional.
F6 - Utilizar a língua materna para estruturar a experiência e explicar a realidade.
H26 - Reconhecer temas, gêneros, suportes textuais, formas e recursos expressivos.
H27 - Identificar os elementos organizacionais e estruturais de textos de diferentes gêneros.
H28 - Identificar a função predominante (informativa, persuasiva etc.) dos textos em situações específicas de interlocução.
H29 - Relacionar textos a um dado contexto (histórico, social, político, cultural etc.).
H30 - Reconhecer a importância do patrimônio lingüístico para a preservação da memória e da identidade nacional.
F7 - Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação de textos.
H31 - Reconhecer em textos os procedimentos de persuasão utilizados pelo autor.
H32 - Identificar referências intertextuais.
H33 - Inferir as possíveis intenções do autor marcadas no texto.
H34 - Contrapor interpretações de um mesmo fato em diferentes textos.
H35 - Identificar em textos as marcas de valores e intenções que expressam interesses políticos, ideológicos e econômicos.
F8 - Reconhecer e valorizar a linguagem de seu grupo social e as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito lingüístico.
H36 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as variedades lingüísticas sociais, regionais e de registro (situações de formalidade e coloquialidade).
H37 - Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas lingüísticas (fonéticas, morfológicas, sintáticas e semânticas) que singularizam as diferentes variedades sociais, regionais e de registro.
H38 - Reconhecer no texto a variedade lingüística adequada ao contexto de interlocução.
H39 - Comparar diferentes variedades lingüísticas, verificando sua adequação em diferentes situações de interlocução.
F9 - Usar os conhecimentos adquiridos por meio da análise lingüística para expandir sua capacidade de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica.
H41 - Reconhecer as categorias explicativas básicas dos processos lingüísticos, demonstrando domínio do léxico da língua.
H42 - Identificar os efeitos de sentido que resultam da utilização de determinados recursos lingüísticos.
H43 - Reconhecer pressuposições e subentendidos em um texto.
H44 - Identificar em um texto os mecanismos lingüísticos na construção da argumentação.
H45 - Reconhecer a importância da análise lingüística na construção de uma visão crítica do texto.
COMPETÊNCIAS (F) E HABILIDADES (H) DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL
F1 - Compreender processos sociais utilizando conhecimentos históricos e geográficos.
H1 - Identificar diferentes formas de representação de fatos e fenômenos históricogeográficos expressos em diferentes linguagens.
H2 – Reconhecer transformações temporais e espaciais na realidade.
H3 - Interpretar realidades históricas e geográficas estabelecendo relações entre diferentes fatos e processos sociais.
H4 - Comparar diferentes explicações para fatos e processos históricos e/ou geográficos.
H5 – Considerar o respeito aos valores humanos e à diversidade sócio-cultural, nas análises de fatos e processos históricos e geográficos
F2 - Compreender o papel das sociedades no processo de produção do espaço, do território, da paisagem e do lugar.
H6 – Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e temporais, utilizando mapas e gráficos.
H7 – Analisar geograficamente características e dinâmicas dos fluxos populacionais, relacionando-os com a constituição do espaço.
H8 – Interpretar situações histórico-geográficas da sociedade brasileira referentes à constituição do espaço, do território, da paisagem e/ou do lugar.
H9 – Comparar os processos de formação socioeconômicos e geográficos da sociedade brasileira.
H10 – Comparar propostas de soluções para problemas de natureza socioambiental, respeitando valores humanos e a diversidade sociocultural.
F3 - Compreender a importância do patrimônio cultural e respeitar a diversidade étnica.
H6 – Identificar fenômenos e fatos histórico-geográficos e suas dimensões espaciais e
H11 – Identificar características de diferentes patrimônios étnico-culturais e artísticos.
H12 – Reconhecer a diversidade dos patrimônios étnico-culturais e artísticos em diferentes sociedades.
H13 - Interpretar os significados de diferentes manifestações populares como representação do patrimônio regional e cultural.
H14 - Comparar as diferentes representações étnico-culturais e artísticas.
H15 – Identificar propostas que reconheçam a importância do patrimônio étnico-cultural e artístico para a preservação das memórias e das identidades nacionais.
F4 - Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, de forma a favorecer uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H16 – Identificar em diferentes documentos históricos os fundamentos da cidadania e da democracia presentes na vida social.
H17 – Caracterizar as lutas sociais, em prol da cidadania e da democracia, em diversos momentos históricos.
H18 – Relacionar os fundamentos da cidadania e da democracia, do presente e do passado, aos valores éticos e morais na vida cotidiana.
H19 – Discutir situações da vida cotidiana relacionadas a preconceitos étnicos, culturais, religiosos e de qualquer outra natureza.
H20 – Selecionar criticamente propostas de inclusão social, demonstrando respeito aos direitos humanos e à diversidade sociocultural.
F5 - Compreender o processo histórico de ocupação do território e a formação da
sociedade brasileira.
H21 – Identificar em diferentes documentos históricos e geográficos vários movimentos sociais brasileiros e seu papel na transformação da realidade.
H22 – Investigar criticamente o significado da construção e divulgação dos marcos históricos relacionados à história da formação da sociedade brasileira.
H23 – Interpretar o processo de ocupação e formação da sociedade brasileira, a partir da análise de fatos e processos históricos.
H24 – Analisar relações entre as sociedades e a natureza na construção do espaço histórico e geográfico.
H25 – Avaliar propostas para superação dos desafios sociais, políticos e econômicos enfrentados pela sociedade brasileira na construção de sua identidade nacional.
F6 - Interpretar a formação e organização do espaço geográfico brasileiro, considerando diferentes escalas.
H26 – Identificar representações do espaço geográfico em textos científicos, imagens, fotos, gráficos, etc.
H27 – Caracterizar formas espaciais criadas pelas sociedades, no processo de formação e organização do espaço geográfico, que contemplem a dinâmica entre a cidade e o campo.
H28 – Analisar interações entre sociedade e natureza na organização do espaço histórico e geográfico, envolvendo a cidade e o campo.
H29 – Discutir diferentes formas de uso e apropriação dos espaços, envolvendo a cidade e o campo, e suas transformações no tempo.
H30 – A partir de interpretações cartográficas do espaço geográfico brasileiro, estabelecer propostas de intervenção solidária para consolidação dos valores humanos e de equilíbrio ambiental
F7 - Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente.
H31 – Associar as características do ambiente (local ou regional) à vida pessoal e social.
H32 – Identificar a presença dos recursos naturais na organização do espaço geográfico, relacionando transformações naturais e intervenção humana.
H33 - Relacionar a diversidade morfoclimática do território brasileiro com a distribuição dos recursos naturais.
H34 - Analisar criticamente as implicações sociais e ambientais do uso das tecnologias em diferentes contextos histórico-geográficos.
H35 – Selecionar procedimentos e uso de diferentes tecnologias em contextos históricogeográficos específicos, tendo em vista a conservação do ambiente.
F8 - Compreender a organização política e econômica das sociedades contemporâneas.
H36 - Identificar aspectos da realidade econômico-social de um país ou região, a partir de indicadores socioeconômicos graficamente representados.
H37 – Caracterizar formas de circulação de informação, capitais, mercadorias e serviços no tempo e no espaço.
H38 - Comparar os diferentes modos de vida das populações, utilizando dados sobre produção, circulação e consumo.
H39 – Discutir formas de propagação de hábitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatórios do ambiente e da sociedade.
H40 – Comparar organizações políticas, econômicas e sociais no mundo contemporâneo, na identificação de propostas que propiciem eqüidade na qualidade de vida de sua população.
F9 - Compreender os processos de formação das instituições sociais e políticas a partir de diferentes formas de regulamentação das sociedades e do espaço geográfico.
H41 - Identificar os processos de formação das instituições sociais e políticas que regulamentam a sociedade e o espaço geográfico brasileiro.
H42 - Estabelecer relações entre os processos de formação das instituições sociais e políticas.
H43 - Compreender o significado histórico das instituições sociais considerando as relações de poder, a partir de situação dada.
H44 – Discutir situações em que os direitos dos cidadãos foram conquistados, mas não usufruídos por todos os segmentos sociais.
H45 – Comparar propostas e ações das instituições sociais e políticas, no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H41 - Reconhecer as categorias explicativas básicas dos processos lingüísticos, demonstrando domínio do léxico da língua.
H42 - Identificar os efeitos de sentido que resultam da utilização de determinados recursos lingüísticos.
H43 - Reconhecer pressuposições e subentendidos em um texto.
H44 - Identificar em um texto os mecanismos lingüísticos na construção da argumentação.
H45 - Reconhecer a importância da análise lingüística na construção de uma visão crítica do texto.

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