sábado, 22 de fevereiro de 2014

16a. Lição: Processos de Avaliação

Concepção de Avaliação
A avaliação é compreendida como uma prática que alimenta e orienta a intervenção pedagógica. É um dos principais componentes do ensino, pelo qual se estuda e interpreta os dados da aprendizagem. Tem a finalidade de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos educandos, diagnosticar os resultados atribuindo-lhes
valor. A avaliação será realizada em função dos conteúdos expressos na proposta pedagógica.
Na avaliação da aprendizagem é fundamental a análise da capacidade de reflexão dos educandos frente às suas próprias experiências. E, portanto, deve ser entendida como processo contínuo, descritivo, compreensivo que oportuniza uma atitude crítico-reflexiva frente à realidade concreta.
A avaliação educacional, na Educação de Jovens e Adultos, seguirá orientações contidas no artigo 24, da LDBEN 9394/96, e compreende os seguintes princípios:
· investigativa ou diagnóstica: possibilita ao professor obter informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos;
· contínua: permite a observação permanente do processo ensino-aprendizagem e possibilita ao educador repensar sua prática pedagógica;
· sistemática: acompanha o processo de aprendizagem do educando, utilizando instrumentos diversos para o registro do processo;
· abrangente: contempla a amplitude das ações pedagógicas no tempo-escola do educando;
· permanente: permite um avaliar constante na aquisição dos conteúdos pelo educando no decorrer do seu tempo-escola, bem como do trabalho pedagógico da escola.
Terá como finalidade:
1. Acompanhar e verificar o desempenho e a aprendizagem dos conhecimentos.
2. Verificar se o aluno transfere conhecimento na resolução de situações novas.
3. Avaliar se o aluno está se apropriando dos conhecimentos e se estes estão sendo significativos e contínuos.
4. Detectar, analisar e retomar a defasagem no aprendizado.
5. Repensar novas estratégias de trabalho em classe.
A avaliação precisa ser entendida como instrumento de compreensão do nível de aprendizagem dos alunos em relação às práticas de linguagem: leitura, produção de texto e análise lingüística, para que o educador possa reencaminhar seu planejamento.
O processo avaliativo deve ser coerente com os objetivos propostos e com os encaminhamentos metodológicos. Desse modo, a avaliação deve ser dialética, ou seja, o educando confronta-se com o objeto do conhecimento, com participação ativa, valorizando o fazer e o refletir. Sendo assim, o erro no processo ensino-aprendizagem indica os conteúdos que devem ser retomados. Portanto, o trabalho com as práticas de linguagem deve partir das necessidades dos educandos.
Para isso, é importante que o educador dê significado ao objeto do conhecimento, lance desafios aos educandos, incentive os questionamentos e exerça a função de mediador da aprendizagem, valorizando a interação.
Instrumentos usados: provas, testes, trabalhos individuais e de grupo, listas de exercícios (individuais ou em grupo), observações sistemáticas, trabalhos de casa, autoavaliação e outros que se fizerem necessário.
Critérios de avaliação: Aproveitamento escolar e apuração de freqüência.
Observação: o educando portador de necessidades educativas especiais, será avaliado não por seus limites, mas pelos conteúdos que será capaz de desenvolver
Recuperação
Nas sextas-feiras serão oferecidos Plantão de Dúvidas para todos os alunos que necessitarem.

Ao aluno com alguma dificuldade na aquisição de conhecimentos e no rendimento escolar serão oferecidos estudos de recuperação nos seguintes termos: a) recuperação contínua b) recuperação paralela
Recuperação Contínua será realizada, no decorrer das aulas podendo também usar o dia do plantão de dúvidas, por meio de orientação de estudos e atividades diversificadas adequadas às dificuldades dos alunos..
Recuperação Paralela sempre ocorrerá em período diverso do funcionamento das aulas e poderá também ser usado o dia do plantão de dúvidas e está organizada da seguinte forma: ocorrerá no final de cada bimestre letivo com atividades diversificadas de acordo com a situação do aluno. O aluno deverá ser convocado por escrito para
realização da recuperação paralela
O objetivo desta Recuperação é dar condições ao aluno de aprender conceitos, fatos e procedimentos ensinados no bimestre, e possibilitar a alteração em seus resultados.
Participarão desta modalidade apenas os alunos com média menor que 5,0 (cinco) em uma ou mais disciplinas.
A média dos alunos após a recuperação paralela será obtida através da média aritmética entre o bimestre letivo e a nota de recuperação. A média obtida substituirá a nota do bimestre se maior, permanecendo a mesma em caso contrário.

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